Afinal, por que o olhar do detetive é diferenciado?

Afinal, por que o olhar do detetive é diferenciado?

30 de janeiro de 2020 Off Por admin

Dentro da sociedade ainda há uma idealização muito forte sobre ‘’o que é ser detetive’’ e muitas pessoas não tem uma real noção de todas as habilidades deste profissional.

Para ser um detetive, de fato, é preciso aprimorar uma série de habilidades, mas uma das principais e que pode fazer toda a diferença é o olhar do detetive.

Podemos falar sobre instrumentos que podem auxiliar e até mesmo no uso da tecnologia, mas nada se mostra tão eficaz, como um bom olhar que pode ser complementado com outros dados.

Mas qual o grande diferencial do olhar do detetiveDescubra em nosso artigo de hoje.

O olhar do detetive

O olhar do detetive é diferenciado porque ele nunca vê apenas o que está na cena, ele consegue ir além.

Por exemplo, o olhar do detetive vê aspectos inconscientes e até mesmo não – verbais, é um olhar mais apurado, um olhar que carrega consigo prática e técnica.

A técnica de observação é importante e, é ela que ajuda nesse olhar diferenciado, por isso nenhum detalhe passa despercebido pelo detetive e isso acaba auxiliando no desfecho de cada caso.

Por exemplo, o detetive ao ver uma situação de longe consegue perceber se a pessoa está confortável naquela cena, se está nervosa, se mostra intimidade com a outra pessoa que a está acompanhando, ou se é o primeiro contato.

Cada desfecho desse pode ter um resultado diferente para o caso e pode ir de encontro com outras provas que o detetive já tem consigo. O olhar do detetive pode até mesmo identificar um estado de humor, por exemplo.

O trabalho não é feito somente no campo presencial, muitas vezes o detetive coloca o seu olhar em prática nas redes sociais, por exemplo, algo que também fornece muitas informações.

O grande segredo é sempre tentar ir além do que se vê, como mencionamos. Criação de teorias e hipóteses a partir de tudo que foi visto, também faz parte do trabalho de detetive.

Como desenvolver o olhar do detetive

Acreditamos que a prática de fato ajuda a desenvolver o tal olhar do detetive, afinal, o profissional fica mais atento a cada detalhe, tem mais base para criação de teorias e também aprende a ser cada vez mais discreto (o que ajuda em todo esse processo).

Mas, como você vai conferir em diversos artigos por aqui, nós sempre somos a favor do profissional se especializar, estudar, ler, realizar cursos e o olhar do detetive pode ser aprimorado por tudo isso.

Como foi citado anteriormente, o grande diferencial é conseguir captar aspectos inconscientes, que acabam vindo à tona em comportamentos e também aspectos não verbais, como a forma de sentar, de se mexer durante um evento, como olha para o outro, entre outros detalhes.

Há um mundo por trás de cada um desses temas, por isso é importante que o profissional tenha em mente a importância de ir mergulhando em cada um, já que não há ferramenta mais importante para o detetive, do que suas próprias habilidades.

olhar do detetive é mais do que detalhado e o profissional é muito mais do que uma pessoa observadora. Claro que se você já tem uma personalidade com essas características, pode ficar um pouco mais fácil mergulhar nesse mundo.

Mas ainda sim, é preciso pensar em maneiras de treinar a habilidade e aprender cada vez mais. Qualquer pessoa pode ser detetive, desde que esteja disposto a aprender e seguir a ética da profissão.

Em resumo, o olhar do detetive é diferenciado porque ele vai estar sempre além do que se passa realmente na cena e acredite, é isso que faz toda a diferença.